Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Agentes Comunitários de Saúde participam de formação sobre amamentação e parto normal

15.04.2014
17:48
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã de hoje (15) uma formação para os Agentes Comunitários de Saúde sobre a importância de incentivar as mulheres a amamentarem e optarem pelo parto normal. 

Na programação, a pediatra Glicia Dalmaso, do Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM), passou orientações aos agentes sobre os benefícios que o aleitamento materno traz para a mãe e para o bebê.

O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Nele estão contidos todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e outros nutrientes necessários para o completo desenvolvimento da criança. O leite materno também contém substâncias como anticorpos e glóbulos brancos, essenciais para proteger o bebê contra doenças. 

“Bebês que são amamentados têm menos chances de se tornarem obesos e desenvolverem diabetes, as mães que amamentam também tem a incidência de diabetes reduzida”, ressaltou a pediatra Glicia Dalmaso.
A amamentação também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, pois promove uma forte ligação com a mãe, transmitindo segurança e carinho.

A ginecologista Livea Gauitolini alertou sobre a importância do parto normal, pois reduz os riscos de infecções, a permanência no hospital é menor e a recuperação da mãe é mais rápida.

De acordo com a secretária de Saúde, Fernanda Dotto, a formação procurou passar orientações para os agentes de saúde para que transmitam as informações para a população. “A Secretaria de Saúde incentiva que as mães e gestantes optem pelo aleitamento materno e o parto normal devido aos vários benefícios que trazem para a mãe e o bebê”, destacou Fernanda.

O prefeito Otaviano Pivetta evidenciou a necessidade de elaborar um plano municipal para incentivar o parto normal e o aleitamento materno. “Atualmente 70% das mulheres em Lucas do Rio Verde estão optando pela cesariana e apenas 30% pelo parto normal, esse número tem que ser invertido”, enfatizou Otaviano.

O prefeito ainda ressaltou a importância dos PSFs no trabalho de conscientização e prevenção. “Os agentes de saúde são agentes de transformação dentro do município, levam orientações para toda população”. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO