Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Agentes acham túnel e evacuam raio de presídio com 169 presos em MT

16.09.2014
19:50
FONTE: Renê Dióz/G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Agentes penitenciários da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, descobriram na tarde desta terça-feira (16) um túnel cavado em uma das celas do raio 4. De acordo com o diretor-adjunto da unidade, Revetril Francisco da Costa, o túnel tem até oito metros de extensão e ligaria a cela de número 12 do raio à área anterior ao muro da penitenciária. Por conta da descoberta, 169 detentos foram removidos para o pátio. O raio foi isolado.

Segundo o diretor-adjunto, a Polícia Civil também foi chamada para averiguar as circunstâncias da construção do túnel. A intenção é encontrar e punir os responsáveis pelo suposto plano de fuga. A diretoria da unidade não chegou a registrar qualquer fuga.

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), que administra o sistema penitenciário em Mato Grosso, informou que a PCE possui cinco raios, cujas numerações seguem os graus de periculosidade dos detentos. Ainda na tarde desta terça-feira os agentes penitenciários também iriam vistoriar os demais raios em busca de evidências de outras tentativas de abertura de túneis ou de ligações deles com o raio 4.

A Sejudh explicou que a descoberta do túnel ocorreu durante limpeza e manutenção no sistema de esgoto da penitenciária. Durante o procedimento, foi encontrado acúmulo de terra na tubulação de esgoto, o que levou à suspeita de alguma interferência brusca na canalização.

Os agentes penitenciários foram realizar vistoria nas celas e descobriram a perfuração do túnel na cela 12 do raio 4. Eles também verificaram que todas as celas a partir da cela 8 tiveram sua estrutura destruída de forma a interligá-las até a última, onde os presos teriam acesso ao túnel.

Ainda de acordo com a Sejudh, o túnel ainda não estava pronto a ponto de interligar as celas à área externa. Depois que a perfuração alcançasse a superfície fora da cela, segundo suspeitou o diretor-adjunto, os supostos fugitivos usariam cordas artesanais para escalar o muro da penitenciária. Duas dessas cordas foram apreendidas pelos agentes durante a vistoria na tarde desta terça-feira.

Outros objetos que seriam utilizados para uma possível fuga e para a construção do túnel ainda estão sendo procurados dentro da unidade, segundo informou a Sejudh. A secretaria explicou que, como o raio 4 não apresenta superpopulação, os presos isolados durante a tarde desta terça-feira deverão ser redirecionados para as demais celas do mesmo raio.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO