Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Agências da Caixa em Cuiabá têm filas no 1º dia de saques do FGTS

10.03.2017
15:57
FONTE: Carolina Matter/Ascom Câmara de Vereadores Lucas do Rio Verde

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Fila se formou em agência da Caixa na região central de Cuiabá
Antes das agências abrirem nesta sexta-feira (10), interessados em sacar o dinheiro das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) já formavam filas nas unidades de Cuiabá. O horário de funcionamento das unidades da capital, que normalmente é das 11h às 16h, vai ser das 9h às 16h até a próxima terça-feira (14). Entretanto, entre as 9h e as 11h, serão feitos atendimentos somente a respeito das contas inativas.

O manobrista Marcelo nascimento Almeida, de 36 anos, foi o primeiro da fila da agência da Avenida Rubens de Mendonça (Av. do CPA). Ele chegou às 6h20, quase três horas antes da abertura. Ele disse que pretende sacar para colocar em outra conta para que fique à disposição quando precisar. Por enquanto, não pretende usar usar o valor. "Não pretendo gastar agora. Se precisar, eu pego o dinheiro", disse o manobrista.

O técnico administrativo Josemar Luiz Rego, de 23 anos, chegou cedo à agência por volta das 8h. Ele contou que quer sacar o dinheiro para pagar contas. Mas, ainda precisa checar o valor que tem a receber. "Tinha visto aqui na Caixa que era uma coisa e aí fui na lotérica e constava outra coisa", afirmou. A diferença entre um valor é outro é de R$ 600.

Em Mato Grosso, 109 mil trabalhadores têm direito a sacar o benefício neste primeiro calendário de pagamento. A expectativa é, somente nesta sexta, sejam atendidas 5 mil pessoas em Cuiabá e 10 mil no estado.

A fim de atender a demanda, a Caixa Econômica reforçou a quantidade de pessoal. Para esta sexta, por exemplo, a agência da Av. do CPA contou com o apoio de funcionários das unidades de apoio da instituição. O número de pessoas atendendo, que normalmente é de 35, passou para 45.

Segundo a superintendência da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso, as agências do interior, que normalmente funcionam entre 9h e 15h, vão abrir em horário diferenciado entre esta sexta-feira até a próxima terça, das 8h às 15h.

As unidades da Caixa em todo o estado também vão funcionar neste sábado (11) das 9h às 15h, mas somente para os saques das contas inativas.

Primeiros saques
Apesar de não ter havido confusão, alguns dos primeiros beneficiários a fazerem os saques reclamaram que as senhas distribuídas para o atendimento estavam erradas. Quem pretendia ir direto no caixa para sacar a quantia, recebeu senha para consulta ao saldo da conta.

Foi o que aconteceu com o técnico em segurança eletrônica Robson Magalhães Leal, de 28 anos. "Deram a senha errada, depois que consegui ir no caixa", disse. Ele demorou cerca de 20 minutos para ser atendido e conseguiu sacar o dinheiro.

A auxiliar administrativa Kenia Lara e Silva, de 28 anos, conseguiu sacar o benefício e também teve empecilhos, mas não relacionados a senha. "Tive um pequeno problema em relação ao PIS, mas foi resolvido na hora. Fora isso, o atendimento foi até rápido", disse. A demora para ser atendida foi de aproximadamente 30 minutos. Ela contou ainda que pretende usar o dinheiro para pagar contas.

Pagamentos
Cerca de 1,65 milhão de trabalhadores (34%) receberão automaticamente o crédito em suas contas na Caixa nesta sexta-feira. Mais de 1,2 milhão (25%) poderá sacar utilizando o Cartão do Cidadão no autoatendimento, lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui. Os demais trabalhadores deverão sacar seus recursos nas agências da Caixa.

O mês de março corresponde a 16% de todos os trabalhadores com direito a sacar o dinheiro. O mês de abril tem a maior proporção: 26%. Já o mês de julho tem a menor proporção: 8%. Maio e junho correspondem a 25% dos saques cada um.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO