Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Agem começa a apresentar plano de desenvolvimento para população

24.08.2016
16:00
FONTE: Thiago Andrade | Gcom-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Agem começa a apresentar plano de desenvolvimento para população
A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (Agem/VRC), inicia nesta quarta-feira (24.08) uma série de reuniões com os Poderes e sociedade civil organizada nas cidades que compreendem a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. O objetivo é apresentar à população a equipe que fará o estudo para o plano de desenvolvimento que envolve as cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger, Acorizal e Várzea Grande.

O primeiro encontro acontece em Acorizal, na Associação de Idosos do município, a partir das 09h, localizada na Avenida Dante de Oliveira. No período da tarde é a vez de Chapada dos Guimarães receber a reunião que acontece na Câmara Municipal, no centro da cidade.

Conforme a diretora de Planejamento Metropolitano da Agem, Jandira Maria Pedrollo, esta primeira etapa da elaboração do plano de desenvolvimento servirá para que a sociedade e os poderes e órgãos constitucionais conheçam o que está sendo proposto e colaborem na elaboração do plano integrado comum.

A diretora destaca que o plano será desenvolvido em três eixos: desenvolvimento econômico e social; políticas setoriais (habitação, saúde, segurança, educação, lazer, turismo e esporte) e um último eixo planejamento de uso e ocupação de solo (acessibilidade e mobilidade urbana, preservação e conservação do meio ambiente e resíduos sólidos).

O plano é elaborado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). Durante os próximos meses os técnicos estarão em campo nas cidades, coletando informações para o estudo. No mês de dezembro deste ano serão feitas audiências públicas para debater com a população.

A presidente da Agem, Tânia Matos, ressalta que este é o momento de construção da identidade da Região Metropolitana. “Apesar de ter nove anos de criação da agência, ainda nada foi feito. Então, costumamos falar que o nosso plano diretor é a nossa bíblia metropolitana. Ali que estarão definidos os planejamentos seguindo as funções públicas de interesse comum”, comentou.

Tânia lembra que a partir da elaboração do plano é que serão desenvolvidas as políticas públicas da região, por isso a grande importância da participação popular.

Encontros

Depois de Acorizal e Chapada dos Guimarães, na quinta-feira (25.08), a Agem fará reunião em Nossa Senhora do Livramento, às 09h, na Secretaria Municipal de Assistência Social (nos fundos da igreja Matriz). No período da tarde será a vez de Santo Antônio de Leverger, a reunião começa às 14h, na Câmara Municipal.

Na sexta-feira (26.08), os encontros acontecem em Cuiabá e Várzea Grande. Às 09h o encontro acontece na Prefeitura Municipal de Cuiabá. Já no período vespertino será a vez de Várzea Grande, o encontro será na Secretaria Municipal de Assistência Social (Avenida Castelo Branco 2.500, Centro Sul).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO