Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Ação da Defensoria Pública de Nova Xavantina garante documentos a presos

30.03.2015
09:45
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Por iniciativa do Núcleo de Nova Xavantina (645km de Cuiabá) da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, realizou-se uma ação na Cadeia do município com o objetivo da emissão de documentos pessoais de todos os presos que ainda não os possuíam, como registro geral de carteira de identidade e carteira de trabalho e previdência social. 

Um levantamento prévio da necessidade de documentos de todos os internos foi feito pelo Defensor Público que atua na Comarca, Eduardo Silveira Ladeia, para facilitar a viabilidade e agilidade da ação. Por meio de uma parceria com fotógrafo e outros órgãos competentes, os presos tiraram fotos e emitiram certidão de nascimento, cadastro de pessoa física (CPF) e certidão de casamento na hora.

A Defensoria Pública de Nova Xavantina emitiu declaração de hipossuficiência para aqueles presos que comprovaram não ter renda suficiente para arcar com os custos da emissão. “Esses documentos significam a reinserção formal no mercado de trabalho dos internos e ainda a dignidade da pessoa humana, representando um ato de cidadania para os presos”, declarou o Defensor.

Segundo Eduardo Ladeia, o preso sem documentação não é considerado cidadão pela Constituição Federal, sendo assim se torna impossível ressocializar um preso que sequer foi socializado.

Para o diretor da Cadeia Pública, Joaquim Souza Lima, esse é apenas o primeiro passo para a ressocialização dessas pessoas. “A Defensoria Pública está de parabéns por essa iniciativa, para nós do sistema penal é muito importante que o preso se sinta incluído novamente à sociedade quando for solto. A situação deles é provisória, e a falta de documentos traz muitas dificuldades inclusive para os processos judiciais”, lembrou.

Atualmente, 63 presos ocupam a Cadeia Pública de Nova Xavantina, dos quais 15 não possuíam sequer a carteira de identidade. Além da Defensoria Pública, a Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica) e a Prefeitura Municipal, por meio da Junta de Serviços Militar, representada pelo secretário Valdivino Antônio da Costa, também fizeram parte da ação.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO