Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Acadêmicos visitam sede do Poder Judiciário de MT

24.08.2016
12:10
FONTE: Viviane Moura | Coordenadoria de Comunicação do TJMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Conhecer a estrutura física e o funcionamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso foi uma vivência única para o acadêmico do 10º semestre de Direito do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Oséas Spolidoro. Ele, juntamente com outros 46 estudantes, participou da visita guiada à sede do TJMT, na tarde desta terça-feira (23 de agosto). A iniciativa faz parte do programa “Nosso Judiciário”.

“Tivemos uma recepção calorosa e nota dez no Tribunal de Justiça. Esse aprendizado prático foi uma experiência que ficará para a vida toda e nos moldará profissionalmente. Além de ser a oportunidade de entendermos que a transparência pregada pelo Judiciário do Estado é efetivada nessa Corte”, ressaltou o universitário.
 
Durante o tour, a turma, acompanhada do professor Rodrigo Beloni, percorreu os principais locais de acesso do Judiciário, como as secretarias, protocolo-geral, pinacoteca, sala de reuniões dos desembargadores e assistiram à sessão de julgamento da Primeira Câmara Cível.
 
Na última etapa do passeio, no Espaço Memória, uma espécie de museu que abriga as principais relíquias históricas do Poder Judiciário, os acadêmicos foram recebidos pelo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT), Antônio Veloso Peleja Júnior, que enfatizou que o Direito é um campo árduo, mas recompensador, e que precisa ser conhecido de perto.

“Desde que iniciei minha carreira vi muitas evoluções no Judiciário. A primeira delas ocorreu quanto à linguagem comunicacional da Justiça para com a sociedade, que se tornou mais próxima. Hoje o Judiciário é mais democrático e essa oxigenação também se deve aos novos operadores do Direito que colaboram para o cumprimento dos direitos fundamentais do cidadão”, frisou.
 
O magistrado salientou ainda que o intercâmbio promovido entre o Judiciário e as universidades legitima as atividades da Justiça e visa a concretização dos direitos legítimos da sociedade. “A academia é essencial para o desenvolvimento profissional e a prática vista aqui é fundamental para o ordenamento dessa formação”.
 
Ao final da visita, cada estudante recebeu um exemplar do glossário jurídico e do guia prático sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe), sistema adotado pelo Judiciário mato-grossense.
 
Outro grupo de universitários visita o TJMT na tarde desta quarta-feira (24 de agosto).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO