Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Esportes

Após confusão, Inter monta esquema "de clássico" para receber xavantes

18.04.2015
10:18
FONTE: Globo Esporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Sistema de monitoramento no estádio Beira-Rio utiliza 289 câmeras
A confusão nas arquibancadas do Aldo Dapuzzo durante o intervalo do empate em 1 a 1 entre Inter e Brasil de Pelotas, no último sábado, pela semifinal do Gauchão, deu novos contornos aos preparativos para o jogo de volta entre as duas equipes, no Beira-Rio. A diretoria colorada prepara uma "operação de clássico" para garantir a segurança dos torcedores durante a partida. Colorado e Xavante se enfrentam às 16h do próximo domingo. Os portões do estádio serão abertos duas horas antes, às 14h. 

Os detalhes do esquema arquitetado pelos clubes em parceria com a Brigada Militar foram acertados em reunião em Porto Alegre, com a presença do presidente do Brasil, Ricardo Fonseca,  do vice-presidente de Administração do Inter, Alexandre Limeira, e de integrantes da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). 

O Colorado pediu ao rival deste domingo que enviasse o banco de dados de sócios do clube e submeteu as imagens da última partida, em que torcedores xavantes brigaram entre si no intervalo, ao software de reconhecimento facial instalado recentemente. O equipamento é o mesmo utilizado pela Agência Federal de Investigação (FBI) tem auxiliado na monitoração do estádio junto com as 289 câmeras presentes. 

- Existe uma tensão pelo que ocorreu em Rio Grande. Então, a partida merece uma atenção maior do que os outros jogos contra o Brasil. Estamos tratando a partida como se fosse um clássico contra Grêmio, contra Corinthians, até pelo número de torcedores que virão de Pelotas. É uma operação de clássico. Pedimos o cadastro dos torcedores e vamos fazer um trabalho de reconhecimento facial. Nós vamos aplicar o sistema de reconhecimento facial nas imagens de Rio Grande. Todos os torcedores que estiveram na confusão e forem identificados no Beira-Rio terão sua presença alertada aos órgãos públicos - afirma Limeira ao GloboEsporte.com.

As semelhanças da operação para a partida do próximo domingo com os esquemas adotados durante os clássicos Gre-Nal não param por aí. Como ocorreu no jogo contra o Grêmio, no primeiro turno, os visitantes terão direito a 1,5 mil entradas para o confronto, todas comercializadas apenas em Pelotas. Durante a reunião, também foram acertadas questões de transporte dos torcedores da zona sul do Rio Grande do Sul ao Beira-Rio. 

- Também acertamos a logística, e o presidente rival deixou a reunião com os 1,5 mil ingressos, que serão comercializados apenas lá (em Pelotas). A polícia fará a escolta dos torcedores desde Pelotas até o ingresso no Beira-Rio. Estamos tratando realmente como se fosse um clássico - ressalta Limeira.

Direção do Brasil-Pel irá filmar torcedores
A diretoria do Brasil de Pelotas também se mobilizou para identificar os envolvidos na confusão do Aldo Dapuzzo e para monitorar seus torcedores neste domingo. De acordo com Fonseca, o clube irá filmar os fãs xavantes durante a partida e disponibilizará seguranças para evitar novos transtornos.

- Já procuramos identificar os envolvidos. Já providenciamos tudo. Para ver o relato das pessoas. Vamos levar monitores para filmar. Vamos colocar seguranças, para evitar novas situações. Já fizemos no jogo do Grêmio na Arena, faremos de novo - afirma o mandatário à Rádio Gre-Nal.

Inter e Brasil de Pelotas se enfrentam às 16h deste domingo, no Beira-Rio, pelo jogo de volta da semifinal do Gauchão. Após o empate em 1 a 1 no confronto de ida, o Colorado se classifica à final com um empate sem gols. Ao Xavante, é necessário vitória ou igualdade a partir de 2 a 2. Um novo 1 a 1 leva a decisão da vaga aos pênaltis.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO