Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Esportes

Além do psicológico, Grêmio recupera físico para retornar à rotina de decisão

05.12.2016
09:06
FONTE: GloboEsporte.com

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Rogério Dias orienta Luan, Walace e Iago em treino
Não fica a cargo apenas do técnico Renato Gaúcho a função de conversar com o grupo gremista a respeito da recuperação psicológica pelo abalo da perda de companheiros de trabalho no acidente com o avião da Chapecoense, que deixou 71 mortos e seis feridos. Ao passo que ajuda os jogadores com palavras, a comissão técnica também foca na recuperação e prevenção física para que o elenco retorne à rotina sem prejuízo às vésperas da decisão da Copa do Brasil.

O time considerado titular vai completar 14 dias sem entrar em campo na quarta-feira, quando enfrenta o Atlético-MG na Arena pela segunda partida da final da competição. Além da perda do ritmo de jogo, os atletas têm de lidar com o abalo emocional devido à tragédia na Colômbia. Segundo o preparador físico Rogério Dias, o auxílio é incondicional no vestiário para conscientização de que “a vida segue”.

– A rotina precisa retornar. A gente conversou muito com eles (jogadores), principalmente nos períodos na academia. Normalmente a gente divide o grupo para ter uma qualidade melhor no trabalho. Claro que acabamos perdendo amigos, ex-colegas. É difícil, mas a vida tem que continuar. E com certeza eles gostariam que nós estivéssemos jogando e desenvolvendo nossa atividade normalmente. Procuramos falar nisso o mínimo possível e focar no nosso objetivo da quarta-feira – comenta Rogerinho.

Como o período é de fim de temporada, o Tricolor realizou ajustes na programação de treinamentos devido ao tempo prolongado sem compromissos. A equipe contabiliza 71 jogos em 2016, o que dá uma média de um duelo a cada cinco dias. Também por isso a preocupação agora é diminuir o volume de trabalho e aperfeiçoar a mobilidade e o reforço muscular na prevenção de problemas.

– O que complica mais é a perda do ritmo de jogo, porque não tem um treinamento que iguale as características de intensidade e enfrentamentos como o jogo. A gente procurou colocá-los muito próximos do ritmo que tinham antes dessa parada, com trabalhos ora mais reduzidos, ora mais abertos, procurando prevenir de fazer trabalhos coletivos, para evitar choques. Então, fomos mesclando, com pequenas e maiores distâncias para que eles não percam as noções de amplitude de campo – acrescenta o preparador.

Por fim, Rogério comemora o fato de não precisar preparar trabalhos específicos separados para os gremistas. Ele explica, porém, que alguns deles passaram por “pré-treinamentos” apenas para manutenção física, algo que ocorre naturalmente em qualquer equipe.

– Quanto à preparação física, ninguém recebeu tratamento diferenciado. O que foi realizado com alguns atletas, como Geromel, Edílson, Kannemann e Marcelo Oliveira, foram trabalhos paralelos juntamente com o departamento de fisioterapia, os pré-treinamentos, e em seguida foram para campo. São atletas que normalmente em sua rotina passam pela fisioterapia e fazem alguns trabalhos de mobilidade, preventivos – conta.

O elenco tricolor volta a treinar na tarde de segunda-feira com portões fechados, na Arena. Conforme adiantado pelo técnico Renato, a atividade será contra o time de transição, que irá simular movimentações do Galo, como ocorreu antes do primeiro jogo.

A decisão entre Grêmio e Atlético-MG, pela final da Copa do Brasil, ocorre na próxima quarta-feira, às 21h45, na Arena, no primeiro compromisso do futebol brasileiro após a tragédia com a Chapecoense. Depois de vencer o jogo de ida por 3 a 1 no Mineirão, os gremistas podem até perder em casa por 1 a 0 que garantem o penta da competição. Vale lembrar: na final, não há gol qualificado como critério de desempate.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO