Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Tesouro Direto é alternativa para quem quer aplicar restituição do IR

02.03.2017
16:33
FONTE: Portal Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Saques de contas inativas do FGTS devem injetar até R$ 30 bi na economia

    Regras para sacar os recursos devem ser definidas no mês de fevereiro.

Investir no Tesouro Direito é uma boa opção para quem  irá receber restituição do Imposto de Renda. Criado em 2002, a aplicação é considerada rentável e segura, sendo uma alternativa para quem não quer manter o dinheiro na caderneta de poupança.  Por meio dele, é possível comprar títulos públicos federal pela internet. A aplicação mínima é R$ 30.

Esses títulos oferecidos pelo Tesouro Direito podem ser pré ou pós-fixados. Na primeira opção a rentabilidade é pré-definidada; na segunda, os títulos têm seu valor corrigido por um indexador: taxa básica de juros (Selic) ou inflação (IPCA)

Para escolher em qual título vai aplicar o valor recebido na restituição, o contribuinte precisa ter em vista o objetivo da aplicação e quando pretende usar o dinheiro.

“Se ele tem dúvidas sobre quando irá precisar do dinheiro, ou se vai usá-lo em um prazo de um ano, o Tesouro Selic é a melhor opção. Por outro lado, se ele tem disponibilidade de aguardar por longo prazo, a opção é o Tesouro IPCA”, explica Ricardo Humberto Rocha, professor de finanças.

No entanto, antes de fazer qualquer aplicação, a orientação é para que o contribuinte quite dívidas, caso esteja com parcelas atrasadas.

As restituições do Imposto de Renda 2017 serão realizadas em sete lotes, sendo o primeiro em junho e o último em dezembro. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO