Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Malaysia Airlines será completamente reformulada e deve demitir 6 mil

25.05.2015
11:29
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A deficitária Malaysia Airlines (MAS) vai passar por uma reformulação completa conforme é reestruturada numa nova companhia, com uma mudança de marca que será revelada na próxima semana e alterações planejadas para suas frotas e estratégias de redes.

De acordo com a imprensa local, a companhia deverá colocar na rua um terço de seu quadro de 20 mil funcionários dentro de dois dias, por conta do plano de reestruturação, para criar uma nova companhia aérea rentável.

Christoph Mueller, que saiu da companhia aérea irlandesa Aer Lingus, disse em sua primeira entrevista desde que assumiu o cargo como presidente-executivo em 1º de maio que a nova companhia será como uma "startup". Um novo nome e cores estão nas cartas para a Malaysia Airlines (MAS), disseram fontes à Reuters.

"Fui contratado para administrar a nova companhia inteiramente em termos comerciais e há muito pouca margem para erros", disse Mueller à Reuters no escritório da investidora malaia estatal Khazanah, que fechou o capital da MAS no final do ano passado como parte de uma restruturação de 6 bilhões de ringgits (US$ 1,66 bilhão).

"Não é uma continuação da antiga companhia num novo disfarce, tudo é novo", disse Mueller, que ajudou a reestruturar companhias aéreas como a Aer Lingus, a belga Sabena e a alemã Lufthansa.

A Khazanah anunciou nesta segunda-feira que o presidente do conselho da companhia de auditoria PricewaterhouseCoopers Malaysia foi nomeado para supervisionar a transferência dos ativos e passivos da MAS para uma nova companhia, a Malaysia Airlines Bhd, que deve começar a operar até setembro. De acordo com a EFE, Azmi será o encarregado de assinar as demissões.

Nesse processo de reestruturação, os 20 mil empregados da companhia serão demitidos e apenas dois terços, ou seja 6.666, serão recontratados para a nova empresa, que terá um tamanho mais manejável e cujas operações se centrarão na Malásia, segundo o jornal "Malaysia Chronicle".

Em comunicado, o presidente da empresa, Christoph Mueller, disse que as operações prosseguirão com normalidade sem que a transição afete os voos programados e reservas feitas.

Acidentes

A Malaysia Airlines vivia com perdas constantes, quando dois acidentes aéreos a puseram em uma delicada situação no ano passado.

Em 8 de março de 2014, o avião que cobria voo MH370 com 239 pessoas a bordo desapareceu quando realizava a rota Kuala Lumpur-Pequim. Quatro meses depois, outra aeronave que fazia o voo MH17 foi derrubada com 298 pessoas a bordo no leste da Ucrânia por um míssil em uma área na qual forças governamentais e rebeldes pró-Rússia combatiam.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO