Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Confiança da indústria é a menor desde 2005, aponta FGV

27.05.2015
10:06
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Emprego na indústria recua 0,1%
A confiança da indústria voltou a cair em maio, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), e atingiu o menor nível da série histórica mensal da entidade, iniciada em outubro de 2005. Considerando a série anterior, trimestral, o resultado é o pior desde outubro de 1998.

Na passagem de abril para maio, o indicador recuou de 72,8 para 71,6 pontos, atingindo dez dos 14 segmentos pesquisados. Taxas acima dos 100 pontos indicam otimismo, enquanto as abaixo desse patamar denotam pessimismo.

Ainda segundo a FGV, houve piora em maio tanto nas avaliações sobre o momento presente quanto das expectativas em relação aos meses seguintes. No primeiro item, a queda foi de 2%, enquanto no segundo o recuo foi de 1,3%.

"A confiança industrial mantém a trajetória de queda iniciada em 2014. Em maio, houve diminuição da satisfação com a situação presente dos negócios e queda do nível de utilização da capacidade, sinalizando um fraco desempenho produtivo do setor no segundo trimestre.  Embora a desvalorização do câmbio nos últimos meses traga algum alento ao setor, as expectativas de curtíssimo prazo continuam sem dar sinais de melhora”, afirma, em nota, Aloisio Campelo Jr., Superintendente Adjunto para Ciclos Econômicos da FGV/Ibre.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO