Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Com crise, brasileiros estão usando mais serviços públicos, diz CNI

25.08.2016
15:44
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A crise econômica está levando mais brasileiros a usarem serviços públicos. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o aumento do desemprego e as incertezas da economia estão fazendo com que a população utilize mais os transportes, escolas e serviços de saúde públicos.

Segundo o levantamento, 48% dos brasileiros passaram a usar mais o transporte público. A pesquisa mostra também que 34% deixaram de ter plano de saúde, e 14% mudaram os filhos da escola privada para a pública.

Os consumidores também estão enfrentando a crise trocando produtos por similares mais baratos (78%), esperando liquidações para comprar bens de maior valor (80%) e poupando mais para o caso de necessidade (78%).

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 24 e 27 de junho. Entre os pesquisados, 67% disseram que estão com dificuldades de pagar as contas ou as compras a crédito.

"A crise está afetando toda a população brasileira. As medidas mais simples, relacionadas ao consumo, ocorrem em todas as faixas de renda, mas as medidas mais extremas, como mudar de casa, são tomadas principalmente pelas famílias de menor renda", afirma, em nota, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Desemprego

De cada 100 entrevistados, 57 disseram que alguém da família ficou sem emprego. O volume é maior que o verificado na pesquisa anterior, de 44%.

Um total de 80% dos entrevistados disseram que se preocupam, muito ou pouco, em perder o emprego, ficar sem trabalho ou ter que fechar o negócio nos próximos 12 meses e 84% se preocupam em perder o atual padrão de vida. Mais da metade dos brasileiros (56%) buscam trabalho extra para complementar a renda.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO