Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Brasil e Bolívia firmam acordo de cooperação no setor de agricultura familiar

25.02.2017
09:55
FONTE: Portal Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Brasil e Bolívia firmam acordo de cooperação no setor de agricultura familiar

    De 2003 até 2015, a Conab já investiu R$ 3,6 bilhões no apoio à comercialização de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

Ações implantadas na agricultura familiar do Brasil servirão como referências para fomentar o desenvolvimento rural na Bolívia. Após reunião técnica, realizada na última semana, os dois países firmaram acordo de cooperação no segmento. 

Diante disso, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) capacitará o governo boliviano para ações de apoio aos pequenos produtores, uma vez que 80% da agricultura boliviana tem como base a estrutura familiar. 

A expectativa é de que o projeto tenha início ainda neste semestre, com duração de até dois anos. O acordo prevê ao menos outras duas visitas à Bolívia - uma para fazer o diagnóstico da realidade local e outra para capacitação dos profissionais bolivianos. 

Nesta primeira visita, a superintendente de Suporte à Agricultura Familiar da Conab, Kelma Cruz, apresentou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma das ferramentas de políticas públicas voltadas ao combate à insegurança alimentar e nutricional com desenvolvimento local. 

"Destacamos as ações em que utilizamos o que é produzido pela agricultura familiar para combater a insegurança alimentar, ao mesmo tempo em que garantimos a comercialização e a renda ao produtor. A intenção é passar a experiência que temos, para que as ações sejam adequadas à realidade boliviana", ressalta a superintendente. 

PAA
Desde a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em 2003, até 2015, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já investiu R$ 3,6 bilhões de reais no apoio à comercialização da produção de 2,5 milhões de toneladas de alimentos produzidos por mais de 400 mil famílias de pequenos agricultores. 

Executado pela Conab e também por estados e municípios, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), o PAA proporciona a compra direta de produtos de agricultores familiares, por meio de suas associações ou cooperativas, garantindo renda a esses trabalhadores. 

Os alimentos são doados para a rede socioassistencial de todo o País. A ação visa atender a segmentos da população que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional, complementando também a merenda da rede pública de ensino.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO