Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Agrihub dá a largada em 2017

19.03.2017
10:24
FONTE: Ascom Famato

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • O Agrihub é uma rede de inovação em agricultura e pecuária que entende as necessidades dos produtores e os conectam com startups, mentores, empresas, pesquisadores e investidores

    A fim de conceber ou adequar soluções tecnológicas com base nas necessidades reais dos produtores de Mato Grosso.

Membros do projeto Agrihub participaram esta semana de uma dinâmica feita pela empresa americana IBM (International Business Machines) – uma das parcerias do projeto.

A atividade faz parte da primeira etapa do Agrihub – projeto lançado em outubro do ano passado, desenvolvido pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

Segundo o superintendente do Imea e coordenador do projeto, Daniel Latorraca, o objetivo da dinâmica foi conhecer a metodologia para adaptá-la à realidade do campo e aplicá-la nas reuniões que ocorrerão a partir do mês de abril nos municípios de Sorriso, Campo Verde, Campo Novo do Parecis, Água Boa, Tangará da Serra e Rondonópolis.

O projeto será apresentado nestes seis municípios para um grupo seleto de produtores rurais com aptidão tecnológica, empreendedores e que valorizam pesquisas. Na oportunidade, os participantes irão destacar os principais problemas dentro da porteira para que, numa próxima etapa, o Agrihub retorne com as sugestões de soluções tecnológicas.

O Agrihub é uma rede de inovação em agricultura e pecuária que entende as necessidades dos produtores e os conectam com startups, mentores, empresas, pesquisadores e investidores, criando um ecossistema de inovação e empreendedorismo no agronegócio, a fim de conceber ou adequar soluções tecnológicas com base nas necessidades reais dos produtores de Mato Grosso.

“Hoje, apesar de todo o movimento que existe de startups, observamos que as tecnologias existem, mas, principalmente para nossas culturas, não estão sendo disseminadas no campo para resolver os problemas dos produtores. O Agrihub existe para fazer essa ponte entre a tecnologia e o campo, ajudando as pessoas que estão desenvolvendo tecnologias para problemas no campo e, num segundo momento, ver como elas se ajustam ao perfil do produtor. É o Agrihub se propondo a ajudar o produtor a aumentar sua eficiência dentro da porteira através das novas tecnologias”, explica Latorraca.

Para 2017, o Agrihub atuará em três frentes. A primeira será para realizar as reuniões no interior do estado para levantamento das principais necessidades. Além disso, será o momento de identificar as fazendas “alfa”. Nome dado para determinar as propriedades rurais que farão discussão e teste das tecnologias mapeadas pelo projeto. Na segunda frente, o Agrihub irá provocar e auxiliar no desenvolvimento de soluções que ainda não existem no mercado. E a terceira frente serão os eventos de conexão, ou seja, dias de campo nas fazendas que terão demonstrações das tecnologias já prontas para apresentar.

Participaram da reunião o assessor de Relações Institucionais do Senar-MT, Rogério Romanini, o superintendente, Otávio Celidonio, produtores rurais, analistas do Imea e gestores da Famato e do Senar-MT.

Para saber mais sobre o Agrihub acesse: www.agrihub.org.br.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO